Dia da Floresta Autóctone
- ecoescolas3
- 25 de nov.
- 1 min de leitura
No passado dia 24 de novembro, o Instituto Nun’Alvres celebrou o Dia da Floresta Autóctone com duas atividades significativas: uma de profunda reflexão sobre a responsabilidade ambiental e outra onde se lança um forte apelo à consciência e responsabilidade ambiental.
A primeira iniciativa envolveu os alunos do 1º ciclo e os alunos foram desafiados a assumir um papel ativo e contínuo na proteção do ambiente.
Os compromissos escritos variaram desde ações simples, mas essenciais, como:
"Vou desligar as luzes sempre que sair de uma divisão."
"Vou garantir que a torneira não fica a pingar em casa."
"Vou separar o meu lixo e o da minha família corretamente."
"Vou tentar evitar usar embalagens de plástico descartáveis."
Esta atividade não só reforçou a aprendizagem sobre sustentabilidade, mas também transformou o conceito em ação prática e mensurável no dia a dia dos alunos.
Todos os compromissos foram posteriormente afixados num local visível da escola, servindo como um lembrete visual e uma fonte de inspiração para toda a comunidade escolar.
Na segunda iniciativa, através de um vídeo gravado na nossa escola, lança-se um forte apelo à consciência e responsabilidade ambiental. O apelo final é direto e responsabilizante: "Há florestas que crescem. E há florestas que desaparecem. Tudo depende de ti. Faz a tua escolha!"
Com esta celebração, o Instituto Nun’Alvres sublinha que o Dia da Floresta Autóctone não é apenas sobre o que se planta num dia, mas sim sobre o cuidado e a responsabilidade que se cultiva em cada dia do ano.

.png)



Comentários